Buscar

Produção de eventos corporativos


(Foto: espaço de eventos do Senior Village Eco Resort)


Para estreia do nosso blog, vamos falar sobre os eventos corporativos, para que você, querido leitor, possa compreender melhor sobre os tipos de eventos existentes atualmente, suas principais características e diferenças entre eles.

Primeiramente, vamos falar um pouquinho sobre o que são?

Com uma maior preocupação com qualidade de vida no ambiente de trabalho, esses eventos acontecem para que haja um estreitamento de laços com os colegas de trabalho, uma harmonização nos ambientes corporativos, para que os resultados pretendidos pelas empresas sejam facilmente alcançados.

Um evento corporativo é, portanto, um evento destinado aos profissionais, podendo, dependendo do tema, ser voltado também para um público externo especifico ou ambos.

Se planejados corretamente, e em um local propício para o evento, estes são capazes de gerar resultados incríveis, que vão muito além do estreitamento de laços entre os colaboradores de uma certa empresa.

Diferentemente dos eventos sociais, um evento corporativo é exclusivamente voltado para profissionais.


Então vamos lá, para que serve um evento corporativo?


Estes podem ser promovidos para que os colaboradores de uma determinada empresa adquiram novos conhecimentos e experiências de profissionais especialistas em um determinado assunto, para reunir os colaboradores e gestores, para que além do estreitamento de laços, possam encontrar soluções para problemas que estejam enfrentando, entre várias outras finalidades.

Os eventos corporativos geram a aproximação entre os colaboradores da uma empresa, a troca de conhecimentos e experiências, o fechamento de negócios e o estabelecimento de parcerias, ou seja, é algo muito vantajoso para todos os lados envolvidos.

Agora, depois de explicar um pouco sobre o que são e os seus benefícios, vamos exemplificar os tipos de eventos corporativos existentes atualmente.


Tipos mais comuns de eventos corporativos


Palestras:

São eventos de curta duração, que abordam temas relevantes para os participantes, sendo normalmente dirigido por um especialista no assunto tratado. Podem ter caráter motivacional, comportamental ou instrutivo. Por ser mais rápido, não costuma aprofundar muito nas questões pertinentes.

Algumas vezes não tem relação nenhuma com as atividades desempenhadas pelos participantes da empresa, e é comum que ocorram como atividades em eventos maiores, como congressos e feiras.


Congressos:

Esses são os eventos maiores que citei no tópico anterior. Costumam ocorrer em um prazo maior, por um período determinado. Durante o congresso, podem acontecer várias atividades interligadas, como se fossem pequenos eventos paralelos. Assim, eles englobam palestras, mesas redondas, simpósios, debates, entre outros que também falaremos aqui.

Temos os congressos nacionais, internacionais e regionais. Os internacionais, como o próprio nome sugere, incluem eventos com participação de integrantes de outros países.

O congresso tem por objetivo o enriquecimento científico e cultural dos envolvidos e, para isso, eles costumam reunir entidades, universidades ou associações de classe.

Normalmente, suas atividades são elaboradas respeitando um tema pré determinado, de forma a abordar de maneira mais abrangente o assunto em pauta.


Convenções:

Bem parecido com o congresso, com a única diferenciação que tem uma participação mais ativa dos participantes, pois a principal ideia é que haja uma maior interação nas atividades do evento.

São muito utilizados para promover encontros entre os funcionários de uma empresa, sendo muito comum entre equipes de venda, por exemplo. Existem diversos tipos de convenção. Essa que citei de exemplo, pode reunir distribuidores e representantes, além da equipe de vendas. O principal objetivo é a promoção de um produto ou serviço, elucidando suas principais características, para que os participantes possam desenvolver melhor o seu trabalho.


Seminários:

Esse tipo de evento tem como característica principal a sequência de atividades aplicadas por profissionais especializados. O objetivo é que os participantes desenvolvam novas capacidades e fiquem mais por dentro do tema abordado.

Outra característica forte desse tipo de evento corporativo são os debates seguidos de exposição, discussão e conclusão, que não é definitiva.


Workshops e oficinas:

Semelhantes aos cursos, mas se trouxer o termo workshop para o português, teremos a palavra oficina. Portanto, nesse tipo de evento corporativo é comum que os participantes interajam intensamente.

Expõe o conteúdo inicialmente, e em seguida parte-se para uma discussão, uma prática em grupo (daí oficina), e finaliza com uma conclusão.

Desta forma, há uma vivência que é muito útil e eficiente nos treinamentos pessoais, pois o conhecimento é absorvido por meio da experiência conjunta, o que acaba facilitando a fixação

do conteúdo.

Normalmente é usado para grupos menores, e duram em torno de turnos de 4 horas. Costumam ser bastante dinâmicos e com intervalos programados, que acabam ajudando a relaxar e promover integração entre os participantes.

Por isso a necessidade de encontrar um local com um ambiente propício para esses intervalos, e não apenas para as oficinas.


Simpósios:

Esses eventos tem a função de apresentar os participantes, que normalmente são especialistas em um determinado assunto, além de moderar a explanação sobre o tema.

Após essa apresentação, o público pode enviar perguntas para os convidados especialistas. O moderador vai escolher e formular para que os especialistas possam responder diretamente à plateia presente.

O ponto principal neste tipo de evento corporativo é o debate de um determinado tema por parte dos oradores.


Mesas-redondas:

A diferença de uma mesa-redonda para um simpósio é que o debate ocorrerá entre os especialistas convidados acerca de um tema específico. No mais, ocorre da mesma forma, com a presença de um moderador.

Esse moderador vai articular bem os temas de debate, estimulando o envolvimento de todos os presentes.


Feiras:

São eventos corporativos onde há uma exposição de produtos, serviços ou até projetos inovadores para um determinado público. Tais eventos possuem regras e objetivos bem definidos.

Na maioria dos casos, é apenas exposição, não sendo permitida a venda dos produtos expostos durante a feira.

O objetivo desse tipo de evento é o networking, ou seja, fazer os contatos certos para determinado tipo de negócio.


Treinamentos e cursos:

Também estão dentro de eventos corporativos, sendo um processo de curto prazo. O objetivo desse tipo de evento é transmitir ou reciclar conhecimentos e práticas.

São abordados temas bem específicos, e procura-se desenvolver habilidades ou atitudes relacionadas à execução de tarefas. Os cursos costumam ser usados como sinônimos de treinamento, mas podemos diferenciá-los considerando que abordam temas mais abrangentes.


Conferências:

Estas funcionam como reuniões com a participação de especialistas de reputação para debaterem determinado assunto. Normalmente são conduzidas por um presidente de mesa: o conferencista.

Este vai receber as perguntas formuladas por escrito pelos presentes, e atua como um moderador (aquele mesmo dos simpósios ou mesas-redondas).

Os participantes em conferências costumam apresentar certo conhecimento sobre o tema abordado, mas nada impede a participação de quem queira se inteirar mais sobre o assunto em debate.


E aqui finalizamos os principais tipos de eventos corporativos existentes atualmente.


Como realizar um evento corporativo de sucesso?

Independente do tipo de evento que será realizado, é importante frisar que algumas ações e procedimentos importantes precisam ser tomados.

O principal é a escolha de um local capaz de realizar com maestria esse tipo de evento, com um bom planejamento.

Eventos corporativos precisam ser bem planejados, em um local que consiga atender plenamente esse público, afinal, costumam ser convidados mais sérios e exigentes, e que não estão ali à toa.

Quem os promove, deve pensar nos mínimos detalhes: local, buffet, mobiliário, decoração mais compatível com o tipo de evento, equipamentos (áudio, vídeo, iluminação) e muito mais deve ser analisado e levando em conta.


Pois se estiver pensando em promover um evento empresarial, apresento para vocês o Senior Village Eco Resort, que é um local bem estruturado e muito charmoso, pensado para o lazer e eventos de todos os portes.

Com uma equipe altamente organizada e bem preparada, que otimizará os seus resultados, e com a plena capacidade de resolução de problemas de última hora.

Os centros de convenções tem capacidade para atender até 2.500 pessoas simultaneamente, pois possuem 26 salões modulares e diversos espaços outdoor temáticos diferenciados, de um espaço kids a um pub londrino com boliche.

A equipe preparadíssima cuida de todos os detalhes, com a excelência e experiência de quem realizou mais de 1.000 eventos com ambientes totalmente personalizados.

Afinal, cada evento é único.

10 visualizações0 comentário